quarta-feira, 2 de maio de 2012

BELLATOR 66

Andreas Spang had an exciting win at Bellator on Friday night, but what will be remembered is how he acted afterwards.

Spang was rocked in the second round by Brian Rogers in the Bellator middleweight tournament semifinal, but he came back to knock Rogers out with a left hook. Rogers fell to the canvas like a tree being cut down. After the fight was stopped, Spang jumped to the top of the cage and flipped two middle fingers to the Cleveland crowd, who was behind the Ohio-based Rogers.

After his arm was raised for the win, Bellator brought Maiquel Falcao in the cage to face off with Spang. Falcao win his tournament semifinal in a decision earlier in the evening. When they faced off, Spang pushed him. Falcao responded with a knee to Spang's body, but clearly pulled a punch and didn't hit Spang before they were separated. Falcao charged back towards Spang, but was stopped by his coaches and Bellator commentator Jimmy Smith. Both men were ushered out of the cage without any further incident.

According to the Detroit News' Matt Bishop, Ohio Athletic Commissioner Bernie Profato immediately "read Spang the riot act" after the bout. This isn't the first time he pushed an opponent while not in a fight. During Thursday's weigh-ins, he pushed Rogers as they faced off.

UPDATE: Bishop reports that Profato has given Spang the option of a $500 fine and a six-month suspension, which would take him out of the middleweight tournament final, or 20 percent of his purse now. If Spang crosses the line again, the six-month suspension will be added on.

Da demissão no UFC à final do Bellator
Relembre o caminho feito por Maiquel Falcão até chegar à final do Bellator


Dia 13 de setembro de 2010. Com 25 vitórias e apenas três derrotas no cartel, o lutador Maiquel Falcão nessa data era anunciado como a nova contratação do Ultimate Fighting Championship, o UFC, maior organização de MMA na atualidade. Justamente em um momento de ascensão das artes mistas no Brasil, o atleta ganhava a chance de fazer seu nome na mesma categoria do ícone atual desse esporte no país: a categoria dos médios, dominada por Anderson Silva.

Falcão está na final do Bellator, uma das maiores organizações de MMA no mundo

O cenário era perfeito. Falcão vinha de sete vitórias consecutivas, sem perder desde 2008. Era o auge. A partir de então, a conquista do cinturão do UFC parecia depender apenas das próprias forças do lutador. Quando o primeiro passo foi conhecido, viu-se uma missão complicada pela frente: o primeiro adversário seria o americano Gerald Harris, até então com três lutas realizadas pelo Ultimate, todas vencidas. Mas o oponente do gaúcho não foi páreo. Com uma performance consistente, no dia 20 de novembro de 2010, Falcão dominou a luta e venceu por decisão unânime. Era a primeira vitória do lutador no evento. A última do americano, que acabou demitido da organização.

Falcão na estreia pelo UFC

No dia 3 de dezembro de 2010, porém, veio um abalo marcante em sua trajetória dentro do UFC: o atleta local foi preso em Pelotas, após participar de um programa de TV, por problemas ocorridos em 2002. A notícia repercutiu por todo o mundo, tornando clara a fama obtida por lutar na maior organização de MMA do mundo. A divulgação do fato preocupou os fãs, mas que confiavam na continuidade do lutador.

Com a estreia contundente, Maiquel ganhou uma oportunidade dos sonhos: lutar no tão aguardado UFC Rio, evento que pela segunda vez aconteceria no Brasil, quase 13 anos depois de sua vinda a São Paulo. No dia 26 de abril de 2011, o lutador conheceu seu oponente para duelar em solo carioca. Pela frente, o norte-americano Tom Lawlor. O evento foi um sucesso, mas não teve a presença do gaúcho. Em 11 de maio do mesmo ano, em mensagem do empresário Marcelo Brigadeiro para a imprensa, foi anunciada a demissão do atleta da organização UFC. Um trecho dizia:

Ontem de noite recebemos um e-mail do Joe Silva dizendo que o UFC decidiu por liberar o Maiquel Falcão de seu contrato. A decisão foi em virtude dos problemas legais em que o Maiquel esteve envolvido recentemente”, escreveu Brigadeiro.

O fim prematuro de uma trajetória dentro da maior organização de MMA gerou especulações. Entre os boatos, alguns tratavam até mesmo de uma possível aposentadoria de Falcão. O futuro estava em aberto. Mas não por muito tempo. No dia 29 de maio de 2011, foi confirmado o retorno do lutador aos combates: em Itajaí, no Centurion 2. Sem mostrar abalo com a demissão, Maiquel superou Julio César Bilik em apenas 27 segundos, por nocaute.

Falcão em sua derrota para Braga Neto, no Amazon Forest

O recomeço parecia que não teria percalços. Tudo voltava a andar conforme esperado. No dia 2 de agosto, o Amazon Forest Combat garantiu a presença do lutador em seu evento. E foi então que complicou. Em um evento de alto nível, Falcão teve que encarar o amazonense faixa preta de Jiu-jitsu, Braga Neto. O resultado não foi bom. Após um primeiro round de domínio do gaúcho, o especialista na arte suave encaixou uma finalização perfeita, acabando com uma invencibilidade que já durava nove lutas.

Voltar a vencer passou a ser fundamental. Sem tempo a perder, Falcão queria retomar sua carreira em uma organização de prestígio. A derrota para Braga Neto poderia dificultar o caminho. No dia 27 de setembro de 2011, nova luta marcada, agora no Rio Grande do Sul, pôs o lutador novamente nos trilhos para o sucesso. Lutando em Passo Fundo, Maiquel venceu Douglas del Rio, dando início a uma nova série de invencibilidade.

Falcão em pesagem para luta do Bellator

A sequência de vitórias aconteceu já dentro da sua atual organização: o Bellator. Antes, porém, uma nova polêmica envolvendo Maiquel. No dia 23 de novembro de 2011, foi divulgada a notícia de que o mesmoestava internado na Santa Casa, em Pelotas. A razão para isso? Era desconhecida. Mais tarde, foi alegado que o overtraining, termo que designa excesso de exercícios, seria a causa do problema.

Falcão e russo Vyacheslav Vasilevsky em dia de pesagem

Solucionado o caso, Maiquel finalmente conheceu seu adversário no Bellator. Teria pela frente o francês Norman Paraisy. Antes de entrar em ação, porém, o lutador fechou parceria com o Pelotas, acordo que passou a “vestir” o atleta com as cores do clube. Já “uniformizado”, Falcão decolou. Venceu o primeiro adversário no novo evento por decisão unânime. Classificado para a semifinal do GP, teve pela frente nesta sexta-feira (20) o russo Vyacheslav Vasilevsky. Novamente por decisão unânime levou a melhor. A sequência dessa história agora está em aberto. A única certeza é de quem será o próximo oponente na final: o americano Andreas Spang.


Fonte : redeesportiva.com.b